Colete dados de solução de problemas

MicrosoftA ferramenta Microsoft Product Support Reports coleta informações quando o sistema que se comporta de maneira inadequada para ajudar você (ou a Microsoft) a diagnosticar a origem do problema.

 

Um PC com um problema que você não pode resolver é muito chato não é verdade? Isso ajuda a saber o quanto você tem conhecimento, quando é difícil diagnosticar o problema em primeiro lugar. A ferramenta de relatórios de suporte de produto Microsoft (relatórios MPS) pode ser um aliado útil para captura de informações para ajudá-lo a resolver o problema.

Relatórios de MPS podem executar uma matriz de diagnóstico em um servidor ou cliente. Suas conclusões podem ajudá-lo a descobrir a fonte do erro de software ou sistema. A ferramenta pode coletar dados sobre os seguintes componentes e serviços: Geral, Internet e rede, redes de negócio, componentes de servidor, Windows Update Services, servidores do Exchange e SQL e outros armazenamentos de dados (Microsoft Data Access Components, ou MDAC).

Dependendo dos sintomas do problema que afeta o PC, você pode executar diagnósticos em todos os componentes com suporte e serviços ou escolher específicos. Relatórios do MPS geram relatórios como arquivos XML e TXT. Você pode salvá-los todos como um único arquivo CAB, que você pode ver através do visualizador de relatórios do MPS. Você também pode enviar os dados para a equipe de suporte Microsoft.

Para ir com os relatórios do MPS, baixe a ferramenta de No centro de Download da Microsoft. Escolha o arquivo de mpsreports_x86.exe se você está executando uma versão de 32 bits do Windows ou o arquivo de mpsreports_x64.exe se você estiver executando uma versão de 64 bits.

O arquivo executável é auto-extraível, então não há nenhum processo de instalação. Clicando duas vezes o arquivo exibe o contrato de licença que levou você a concordar com os termos. Relatórios do MPS, em seguida, pergunta se você deseja executar o diagnóstico no seu computador atual ou em outro computador não conectado à rede (ver Figura 1).

Figura 1 em primeiro lugar, você vai selecionar o sistema que deseja diagnosticar.

Escolhendo a primeira opção exibe uma lista dos diferentes diagnósticos disponíveis (ver Figura 2). Se você escolher a segunda opção, você vai ser solicitado para baixar o necessário Microsoft .NET Framework 2.0 e o Microsoft PowerShell para instalar em outro PC. Você pode salvar os em um pendrive ou drive externo para instalar no PC fora da rede.

Figura 2 há várias categorias disponíveis de diagnóstico.

Supondo que você escolher a primeira opção, você pode rolar para baixo para visualizar os diferentes componentes e serviços em que pode ser executado um relatório. Clicando no Link para configuração de informação mais sob cada um traz um arquivo de texto, mostrando-lhe os nomes de arquivos específicos, logs de eventos e outras informações que serão capturadas (ver Figura 3). Selecione o diagnóstico que você deseja executar e clique em Avançar.

Figura 3 você pode escolher quais os componentes que você precisa para diagnosticar a.

Depois que você teve relatórios MPS coletar os dados, ele irá exibir uma tela oferecendo-lhe três opções (consulte Figura 4): os resultados de email, salvar os resultados e abrir e exibir os resultados.

Figura 4 você tem uma escolha simples depois de executar o seu diagnóstico.

As duas primeiras opções compactam os dados em um único arquivo CAB. A terceira opção salva cada relatório de diagnóstico no formato original em sua própria pasta separada.

Escolhendo a primeira opção abre uma nova mensagem de email com o arquivo CAB, como um anexo. Escolhendo a segunda opção solicita uma pasta de destino no qual salvar o arquivo CAB. A terceira opção cria a estrutura de pastas completa para que você pode abrir cada arquivo XML e TXT individual por conta própria.

Na maioria dos casos, a segunda opção é a mais flexível. Você pode sempre enviar o CAB como anexo para o suporte da Microsoft e ainda vê-lo usando o Microsoft produto suporte relatórios Viewer 2.0.

Baixar o Visualizador de relatórios de suporte de produto Microsoft do Centro de Download da Microsoft. Clique duas vezes o arquivo baixado da 2.0.msi do Visualizador de relatórios do MPS para instalar o programa e criar um atalho do menu Iniciar para iniciar o visualizador. No visualizador, clique no menu arquivo e escolha a opção relatório aberto arquivo CAB. Procure e selecione o arquivo CAB de relatórios do MPS salvo para Ver os seus resultados (ver Figura 5). O nome do arquivo inclui o nome do PC, para fácil identificação.

Figura 5 o formato de relatório primário dá-lhe um resumo completo das informações do sistema.

O Visualizador de relatórios de suporte de produto Microsoft exibe guias para informações gerais do sistema, dados de relatório específico e uma lista de drivers e outros arquivos de sistema do Windows. O objetivo é vasculhar os dados para procurar qualquer bandeiras vermelhas. Em alguns casos, você talvez sorte e encontrar uma mensagem de falha específica (ver Figura 6). Em outros casos, a causa do problema pode constituir mais um desafio para localizar. É aí que talvez você precise chegar ao suporte da Microsoft.

Figura 6 se houver um problema específico, relatórios MPS irá mostrar-lhe com uma mensagem de erro específica.

A ferramenta de relatórios do MPS é oficialmente compatível com todas as versões desktop do Windows do Windows XP, Windows 7. No Windows 8  eu tive que instalar a versão 3.5 no NET Framework. A ferramenta também suporta versões de servidor do Windows do Windows Server 2003 e Windows Server 2008 R2.

A ferramenta de relatórios do MPS é uma utilidade acessível para coleta de dados de solução de problemas. Qualquer coisa que facilita um pouco o processo de solução de problemas é uma adição bem-vinda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s