Google resfria Data Center com água da privada?

Sério, quando o Google abriu seu data center em Douglas County (Georgia, Estados Unidos), a companhia usava a mesma água fornecida às casas locais para resfriar suas máquinas. No entanto, após algumas pesquisas, a gigante de buscas percebeu que a água para este tipo de sistema não precisaria ser, necessariamente, limpa. Como consequência, o Google decidiu usar água das descargas e banhos dos moradores da região, segundo o site Wired, ou seja, seu G-Mail sendo resfriado literalmente com água de descarga. rsrsr

A partir de agora, a companhia está trabalhando com a empresa de saneamento da cidade para resfriar 100% de seu data center com a ajuda da água usada pelos moradores. Segundo Joe Kava, responsável pelas operações do data center, além da empresa ajudar na redução do consumo, ela ainda poderá economizar, uma vez que não precisará utilizar recursos para limpar a água.

“A parte financeira contribuiu para a ideia, mas isso só será percebido a longo prazo. A ideia surgiu mais para sermos ambientalmente responsáveis e garantir nosso suprimento de água potável”, comentou Kava. De acordo com o executivo, a companhia usa um sistema similar em Saint-Ghislain (Bélgica), onde eles utilizam água de um canal industrial próximo do data center.

O resfriamento do data center em Douglas County começou a utilizar o novo sistema nesta quinta-feira (15/03). Clique aqui para ver como funciona o resfriamento.

Publicado por Edson Marques Teixeira

Profissional de TI há 11 Anos, é formado como Técnico em Informática pelo Senai e em Redes de Computadores pela Faculdade Pitágoras. Hoje trabalho na ATIVAS Data Center e desempenho o papel de implementador de soluções Microsoft como Windows Server, Hyper-V, System Center, Exchange Server, Lync Server e Office365. Competente, atencioso, proativo, gosta do que faz e se dedica ao estudo de tecnologias Microsoft com foco em Cloud Computing. Também possuo o título de MCSA em Office365 - Segue meu transcript abaixo: www.microsoft.com/learning/mcp/transcripts. Transcript ID: 1176001 Access Code: EdsonMarques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: