Windows 8 Consumer Preview

A proposta da Microsoft com relação ao Windows 8  é  de que a pessoa deve ter tudo em um único PC, sem precisar escolher entre duas opções desejáveis, mas que possa ter realmente tudo o que deseja em um só PC. Com o Consumer Preview, pode-se dizer “é claro que você pode” para tudo o que você deseja ser capaz de fazer com o PC. Não é necessário optar entre o consumo e a produtividade, entre um PC portátil e um PC potente ou entre o toque e o teclado. No o Windows 8, você não precisa abrir mão de nada. Não se trata de “modos” de trabalho, mas de alternar automaticamente entre todas as coisas que você deseja fazer no PC, da maneira que desejar fazê-las.

E o primeiro passo da Microsoft foi garantir que o Windows 8 funcionasse perfeitamente com o hardware e periféricos que você já possui. Para executar o Consumer Preview, recomenda-se:

  • Processador de 1 GHz ou mais rápido
  • 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
  • 16 GB de espaço em disco rígido disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Dispositivo gráfico DirectX 9 com WDDM 1.0 ou driver mais avançado

Essa configuração é suficiente para você começar a usar o Windows 8, pois ele é funcionalmente equivalente ao Windows 7.

Obs.: ” Eu baixei a versão Beta da Microsoft e aprovei, o Windows 8 é muito rápido, configura suas contas com extrema facilidade, é possível que você sincronize seu Hotmail, G-mail ou Exchange apenas com seu nome de usuário e senha, ou seja, não precisamos de informações como SMTP pra configurar as contas.”

Um novo requisito no Windows 8 é que os aplicativos estilo Metro tenham uma resolução de tela mínima de 1024 x 768 e 1366 x 768 para o recurso de ajuste. Se você tentar iniciar um aplicativo estilo Metro com resolução inferior (por exemplo, 800 x 600, 1024 x 600), aparecerá uma mensagem de erro.

Executando o Windows 8 em Máquinas Virtuais

A recomendação para o Consumer Preview é que ele seja executado diretamente no hardware se você pretender executar a versão final do Windows 8 no hardware.

Obs.:” Instalei o Windows 8 também em um ambiente virtualizado em Hyper-V, funcionou sem problemas, inclusive a interface Metro. No Vmware, tive algumas limitações com respeito à emulação de drivers, visto que a versão que atual ainda está em testes, mas já dá pra termos uma noção.”

Tablets para você testar

Embora existam vários dispositivos de tablets com o Windows 7, muitos com total suporte, sabemos que a experiência de toque do Windows 8 tem uma demanda por alta qualidade maior do que os fabricantes poderiam ter previsto quando desenvolveram hardware para o Windows 7. A grande maioria de telas sensíveis ao toque do Windows 7 funcionarão bem com o Windows 8. Isso significa que os drivers de toque continuarão sendo carregados e você poderá realizar interações de toque básicas com razoável sucesso. Abaixo seguem alguns tablets que a Microsoft já fez testes usando o Windows 8:

  • HP Elitebook 2760p conversível (Observação: sua resolução é de 1280 x 800, portanto, não dá suporte ao ajuste.)
  • Tablet ASUS EP121 (Observação: sua resolução é de 1280 x 800, portanto, não dá suporte ao ajuste.)
  • Dell Inspiron Duo conversível
  • Lenovo x220t conversível
  • monitor 3M M2256PW 22” (Observação: o bisel elevado pode dificultar a passagem do dedo nas bordas)
  • Slate Samsung Series 7 (Observação: esse PC tem dois modelos: um foi fornecido aos participantes da //build/ e o outro é uma versão comercial, com firmware e periféricos um pouco diferentes.)

Também é importante citar alguns outros recursos que têm requisitos de hardware específicos. (Observação: tenha cuidado sempre que ajustar as configurações do BIOS.)

  • A Inicialização Protegida requer um novo UEFI BIOS, que ainda não está amplamente disponível nos PCs, mas está começando a ser disponibilizado. Se o seu computador não tiver um UEFI, você poderá habilitá-lo pelas configurações do BIOS.
  • O BitLocker não exige um TPM (Trusted Platform Module), mas funciona melhor se o seu PC tiver um. Os computadores que possuem isso às vezes exigem que ele seja habilitado pelas configurações do BIOS. O BitLocker To Go exige uma unidade flash USB que atenda aos critérios de desempenho avaliados no momento da instalação.
  • O Hyper-V requer um sistema de 64 bits com funcionalidades do SLAT (Second Level Address Translation) e uma RAM adicional de 2 GB. Você também pode habilitar o SLAT pela configuração do BIOS.
  • Alguns jogos e outros softwares exigem recursos gráficos compatíveis com o DirectX 10 ou mais avançados (o que inclui alguns jogos disponíveis no Consumer Preview e na Loja do Windows. Continuaremos aperfeiçoando a verificação do seu sistema antes de baixar ou executar software com esses requisitos). Alguns jogos e programas podem exigir placa gráfica para um ótimo desempenho.
  • Se fizer uma instalação limpa em vez de uma atualização (veja abaixo), você deverá consultar o site do fabricante do seu PC para instalar todos os drivers específicos que eles oferecem lá. Muitos laptops terão uma melhor vida útil da bateria com um driver com otimização de energia específico para o PC (normalmente conhecidos como driver de Chipset, de energia ou ACPI).

Ah, e para inúmeras coisas, você provavelmente desejará uma conexão ativa com a Internet! Confira o suporte à rede limitada se a sua conexão tiver limites.

Para aqueles que já estão executando o Windows 8 Developer Preview, é possível instalar o Windows 8 Consumer Preview usando a opção de migração (manter apenas os arquivos pessoais), mas não a opção atualizar (manter arquivos pessoais, aplicativos e configurações). Ou, se você preferir, é possível, fazer uma nova instalação (não manter nada). A versão do Consumer Preview permite fazer uma atualização do Windows 7 e executará o supervisor de atualização integrado para fazer verificações que talvez você precise investigar. Tenha em mente que a instalação de uma atualização não pode ser revertida. Também recomendamos fortemente que você faça um backup do sistema antes de uma atualização, migração ou instalação limpa do Windows 8 Consumer Preview.

Observe também que a versão final do Windows 8 não dará suporte à atualização de nenhuma versão anterior ao Windows 8 Preview. Contudo, ainda haverá suporte para a opção de migração. Em qualquer cenário de atualização, você poderá executar o Assistente para limpeza de disco para remover a instalação anterior a fim de liberar espaço em disco. O download também dará suporte à inicialização via USB para uma instalação completamente limpa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s