Perito em forense digital

 Há pouco tempo venho pesquisando sobre Perícia Digital, Segurança da Informação, Perícia Forense, Direito Digital e quaisquer termos ligado a Segurança das Informações que trafegam na Web.

Assim sendo, peguei algumas perguntas e respostas á respeito:

Como posso me tornar um profissional deste ramo? Por Onde Começo?

Primeiramente, a graduação é um fator primordial. Qualquer pessoa que se formar em um curso de tecnólogo ou bacharelado em computação ou sistemas está apta a trabalhar na área. Logo mais virão as certificações e as pós graduações e MBAs, mas hoje já existe Pós-Graduação de Gestão da Segurança da Informação.

Preciso ter experiência na área?

Ninguém nasce já sabendo as coisas, principalmente em uma área que ainda cheira a talco no país. Então, é necessário conhecimento em estrutura de dados, arquitetura de rede, políticas, coisas deste tipo, e o mais você aprende com o tempo.

Que cursos realizar e qual a graduação?

Como foi dito no primeiro item, os cursos voltados para computação e/ou sistemas, sendo eles tecnólogos ou bacharelados. Existem cursos de forense digital espalhados pelo Brasil, mas nem tudo que reluz é ouro… Procure saber quem ministra o curso e como esta pessoa é vista no mercado de trabalho, se a certificação valerá a pena e seus custos, que podem ser muito altos.

Neste ramo as certificações vão além de meros cursos, pois existem certificações de softwares e hardwares específicos da área, então somente uma graduação ao longo da carreira não manterá o emprego.

Seguem abaixo algumas certificações existentes no mercado:

  • EnCE (EnCase Certified Examiner), do fabricante Guidance;
  • ACE (AccessData Certified Examiner), do fabricante AccessData;

Logo após, temos certificações referentes a cursos, no Brasil e fora do país, como:

  • CCFT (Certified Computer Forensic Technical);
  • GIAC (Global Information Assurance Certification), da SANS, neste há vários cursos em Forense Digital;
  • CEH (Certified Ethical Hacker), estudo profundo;
  • CHFI (Certified Hacker Forensic Investigator);
  • ACFEI (American College of Forensic Examiners Institute) é uma instituição de Forense, com várias áreas de atividade.

Quem emprega?

Hoje o ramo é bem amplo, existem vários concursos para tais atividades e empresas privadas que buscam profissional deste tipo. Empresas do ramo de cartões de crédito, bancos, setores de fraude, auditoria, telefonia, telecomunicações, praticamente todos os ramos necessitam de profissionais com este perfil.

O mercado é bom? E o salário?

O mercado é muito amplo e está em crescimento, a onda está crescendo e quem for com ela irá se dar bem. O salário para um analista júnior começa na faixa de R$ 2500,00, acho que para iniciantes é uma boa pedida. Meu post anterior descreve o quanto se pode tirar como Especialista em Segurança da Informação.

Há vagas para estagiários?

Empresas já estão contratando estagiários para aprenderem a trabalhar com estas tecnologias, uma das empresas que trabalha no ramo de forense contratou no último mês 7 estagiários. Agradecemos a estas empresas por investir em estagiários que se tornarão profissionais altamente capacitados a exercer funções de alto grau no futuro.

Necessito de certificações?

Sim, certas certificações são primordiais, mas nada substitui o bom profissional e seu relacionamento. Como dito, certificações, graduação, hardwares, softwares etc, nada substitui o bom profissional, sua capacidade de adquirir conhecimento e o saber se relacionar.

Este post foi baseado no artigo publicado por Raffael Vargas.

http://imasters.com.br/artigo/16049/gerencia-de-ti/profissao-perito-em-forense-digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s