Quem é o maior consumidor de energia do seu computador?

Quem é o maior consumidor de energia do seu computador?

Quando pensamos em Green IT e como podemos aplicar nas estações de trabalho então vem sempre a pergunta: “qual componente do computador consome mais energia”? Neste caso é interessante analisar com calma os principais componentes. Pela ordem de consumo seria da seguinte forma:
• CPU (Processador) – 46%
• Placas PCI – 17%
• Hard disk – 12%
• Memória RAM – 18%
• Outros – 7%
Fonte: http://www.intel.com/support/motherboards/server/sb/cs-016976.htm
O processador sempre foi um ponto de prioridade quando se refere a performance. Entretanto sabemos que nem sempre os servidores usam 100% da CPU, o que significa que na maior parte dos casos as empresas super-estimam a capacidade necessária. Obviamente existem casos que não é verdade, porém são tratados como pontos excepcionais.
Durante muitos anos os grandes fabricantes de processador sempre competiram para aumentar o clock dos seus processadores, entretanto existe o problema do aquecimento. De tempos para cá os problemas com aquecimento e clocks altos foram contornados com outras técnicas, como aumento no cache L2 e L3, hyper-threading, maior quantidade de núcleos, etc. Nem sempre ter um clock alto significa que o processador é mais rápido.
Mas como medir o consumo em Watts de um processador? Muitas softwares de mercado fornecem estes tipos de dados, porém durante minha palestra sobre Green IT no TechEd bRasil 2010 demonstrei um software excelente vindo do Microsoft Research (instituto de pesquisa da Microsoft) e que pode ajudar bastante. Este software é o JouleMeter e pode ser baixado do seguinte endereço:

http://research.microsoft.com/en-us/downloads/fe9e10c5-5c5b-450c-a674-daf55565f794/

O Joulemeter consegue mostrar de forma simples e em tempo real o consumo em tempo real da CPU. Excelente para quem quer medir o consumo de forma instantânea. Voce tambem pode encontrar outros bons softwares do seu fabricante de processador ou do proprio fabricante de hardware.
Uma vez que já detectamos que o processador é o maior consumidor de energia de um computador então resta saber: como posso controlar o consumo de energia? Não é uma analise facil. Pense em um servidor de aplicação. Quando houver uma determinada carga você quer que o processador utilize ao maximo o processador para executar no menor tempo possivel. Ao mesmo tempo voce tambem quer reduzir o consumo dele, e isto implica na maior parte dos casos em diminuir o clock, tornando menos rápido o processamento de dados.
Para contornar este dilema a Microsoft aplicou um mecanismo no Windows 7 e no Windows Server 2008 R2 chamado de Core Parking.
O Core Parking é um mecanismo que permite controlar o C-State de um processador, permitindo que o sistema operacional desligue ou ligue um núcleo na medida que for necessário. Isso mesmo, o Core Parking não desativa todo o socket (pastilha física) e sim os núcleos dentro de cada socket.
Este recurso é ideal para todos os cenários, porém existe um que ajuda muito na economia do Green IT. Servidores de virtualização com Hyper-V se beneficiam desta tecnologia, podendo desligar/ligar de forma dinamica os Cores das maquinas virtuais. A vantagem é que se voce virtualizar sistemas operacionais antigos como Windows 2000 ou Windows server 2003 voce pode se beneficiar desde que a maquina esteja virtualizada em um Hyper-V R2.
Quando o C-State é controlado dinamicamente os nucleos são ligados e religados, e isto é totalmente transparente para a maquina virtual ou para as aplicações. Para vizualizar o Core Parking em ação basta abrir o menu Start/All Programs/Acessories/System Tools/Resource Monitor. Clique na aba CPU e voce vai reparar do lado direito que eventualmente cada Core como Parked.
Um ponto interessante sobre o Core Parking é que não é necessário que o processador seja de ultima geração. Realizei alguns testes com maquinas Pentium 4 e o mesmo resultado foi obtido. O que é importante é justamente o sistema operacional que suporte isso (Windows 7 e Windows Server 2008 R2 / Hyper-V Server 2008 R2).

At.

Edson M. Teixeira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s